09/12/2022
O TikTok e o futuro do consumo nas categorias de esporte e lazer

A rede social famosa pelas dancinhas deixou de ser voltada apenas para um nicho para se tornar uma plataforma de massa. “Tem dancinhas, mas não só isso. Hoje, o TikTok está condensando a jornada de compra: as marcas têm oportunidade da inspiração à conversão”, afirmou Danielle Crahim, Industry Leader de Varejo no TikTok, durante a Conferência Esporte & Lazer, promovida pelo E-Commerce Brasil nesta quinta-feira (8). Em época de Copa do Mundo, a rede social pode ser um grande aliado das marcas, desde que saibam conversar com o público que está por lá.

Grande parte dos usuários do TikTok é da geração Z, que não viu o Brasil ser campeão, e esta é a primeira Copa do Mundo que eles acompanham pela rede social, gerando e consumindo conteúdo. “6 em cada 10 usuários estão felizes em acompanhar a sua primeira Copa e 32% deles assistem futebol. A geração Z é a maioria que está no TikTok, mas temos um público com mais de 35 anos bastante relevante”, afirma a executiva.

As buscas pela preparação para assistir aos jogos também dispararam e chegaram a competir com a Seleção Brasileira, segundo Crahim. A categoria Maquiagem foi 504% mais buscada que Brasil x Sérvia; Looks foi procurado 323% a mais que Brasil x Suíça; e Cervejas e Drinks foi 98% mais buscado que Brasil x Camarões.

Futebol sim, mas não há outros esportes também

A última pesquisa trimestral do TikTok mostra que 66% dos usuários compraram roupas, calçados e acessórios influenciados pela plataforma, sendo 23% dentro da categoria de Esporte e Lazer. Destes, 58% afirmam terem sido impactados por avaliações de pessoas reais; 54% encontraram o melhor preço; 48% dizem que as marcas são alinhadas com o que acreditam; 46% acreditam que as marcas são preocupadas com o consumidor e 48% descobriram algo útil.

Esportes, inclusive, é uma das categorias mais procuradas no TikTok. “70% dos tiktokers têm interesse no mundo fitness e esporte, e 84% afirmam praticar alguma atividade física, mesmo que só uma caminhada”, diz a executiva.

Para Crahim, esta é uma oportunidade para as marcas investirem nas categorias mais consumidas pelo público neste momento de Copa do Mundo e capturar aprendizado para o ano que vem. “É um conteúdo que não precisa ser falado só agora, pode ser usado em todo o calendário de futebol de 2023. Tem que entender como se organizar para ter agendar de conteúdo do ano para gerar resultados e conversões”, pontua.

Por Dinalva Fernandes, via  E-Commerce Brasil