20/12/2022
Filas são o principal ponto negativo na experiência de compra no fim de ano

Estudo também revela os principais atritos nas jornadas de compras digitais, horários das lojas e antecedência das compras de Natal

 

Na próxima semana, o agito de fim de ano começa com comércios e supermercados lotados e uma variedade de pessoas em busca de itens como presentes e alimentos para a celebração da ceia de Natal e da festa de Ano Novo.

Pensando nisso a SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score), realizou uma pesquisa inédita para entender o comportamento de consumo e a percepção dos brasileiros sobre este período agitado. Acesse o estudo completo aqui.

Os dados revelaram que 69% dos respondentes alegam que ‘longas filas nas lojas’ são o principal ofensor da experiência dos clientes em lojas físicas no fim de ano. Já nas compras online, os itens que geram mais insatisfação no consumidor são relacionados à entrega, com 42% apontando ‘longos prazos’ e 39% dizendo que ‘atrasos’ são os principais itens que afetam a experiência durante as compras nessa época do ano.

Outro ponto abordado na pesquisa, foi relacionado a expectativa dos consumidores sobre os dias de funcionamento das lojas nessa época. Para 37% dos clientes, o fechamento das lojas nos feriados de Natal e Ano Novo não é um problema, porém, 21% afirmam que gostariam das lojas abertas todos os dias.

Contrariando a crença popular de que o brasileiro deixa as compras de Natal para a véspera, 39% dos respondentes afirmaram comprar os presentes na primeira quinzena de dezembro, enquanto somente 18% afirmaram deixar para os dias 22, 23 e 24. Os que escolhem por antecipar suas compras representam 15%.

“Entender quais são os principais motivadores de insatisfação dos clientes nesse período de fim de ano é fundamental para criar uma melhor experiência para o cliente. Além disso, conhecer os hábitos de consumo dos consumidores permite criar estratégias muito mais assertivas nesse período” pontua Tiago Serrano, CEO da SoluCX.

Para realizar o levantamento, a SoluCX ouviu mais de 2.441 mil consumidores em todo o Brasil entre os dias 08 e 12 de dezembro.