27/12/2022
Conheça 3 tendências da Web3 para ficar de olho em 2023

Em 2023, a Web3 deve ampliar o interesse por metaverso e NFTs. Os jogos e projetos multichain estão entre os destaques do mercado


Os termos metaverso e NFTs alavancaram em 2022 alcançando um público que ainda não conhecia os conceitos que esses termos carregam. Segundo um relatório de trends do Google, “o que é NFT?” foi um dos termos mais buscados neste ano, e para 2023 a expectativa é alavancar ainda mais esses termos e juntá-los com novas tecnologias.

 

Segundo o CCO da Bayz, Gui Barbosa, em 2023 algumas tecnologias serão consolidadas enquanto outras ganharão espaço no mercado. “Os blockchain games tiveram um momento importante em 2022, com maior conhecimento do mercado. Para o próximo ano, devemos ver mais jogos e projetos multichain, ou seja, operando em várias redes. Isso deve aumentar ainda mais o interesse de gamers e contribuir para a consolidação desse mercado”.

Conheça 3 tendências listadas pela Bayz, startup brasileira focada em jogos Web3 e metaverso, para o mercado de Web3 em 2023:

Multichain games e colecionáveis digitais

Os blockchain games estão ampliando os horizontes para a possibilidade de monetização, rendendo criptomoedas, colecionáveis digitais para os usuários utilizarem da maneira que quiserem, além dos itens colecionáveis que já são adquiridos nos jogos como moedas, armas ou personagens.

A tendência para 2023 é que os jogos multichain, partidas disputadas em mais de uma rede descentralizada, cresçam e o jogador poderá escolher a cadeia com taxas mais atrativas ou de processamento mais rápidos, podendo utilizar mais de uma blockchain para monetizar as partidas.

Mais pessoas e marcas no metaverso

O metaverso deve se consolidar em 2023 com a chegada do 5G, permitindo uma maior conexão e ganhando mais espaço nas campanhas de grandes marcas. Em uma pesquisa realizada pela Bayz em parceria com a Offwise, chamada “Jogos em Web3”, a maior parte dos entrevistados afirma que deseja ver essa nova realizadade das marcas em breve e cerca de 40% das grandes empresas planejam seguir essa tendência.

Ainda de acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados gostariam de fazer um upgrade nas atividades que envolvem educação e aprendizado por meio do metaverso, e 66% dos entrevistados desejam participar de eventos esportivos no mundo digital.

Democratização da Web3

A Web3 entrará em fase de consolidação, tornando-a uma tecnologia fácil de utilizar por qualuqer pessoa. Para 2023, especialistas prevêem que o mercado da Web3 não medirá esforços para simplicar o conceito e aproximá-lo do público geral, democratizando o acesso e deixando o foco na experiência da Web3.

Por Forbes