13/03/2023
3 razões para colocar o marketing de influência nas suas prioridades

Como a escolha de um influenciador ideal para uma marca ou projeto pode alavancar resultados consistentes

 

Olhe à sua volta. Poucas pessoas estão lendo o jornal diário ou assistindo a longos comerciais na TV. No entanto, eles têm uma coisa em comum: independentemente da localização, estão navegando nas mídias sociais em seus telefones.

 

De acordo com a Pew Research Center, laboratório de tendências, com sede em Washington, D.C, 70% dos americanos verificam o Facebook diariamente. Para os jovens, tornou-se uma segunda natureza utilizarem Snapchat, Instagram e TikTok várias vezes ao dia. É assim que eles se comunicam, leem as notícias, aumentam a conscientização – e compram.

Portanto, não é de surpreender que as marcas estejam alocando grandes quantidades de seu investimento em marketing nas mídias sociais. E dentro desse gasto com anúncios, o marketing de influenciadores está em constante ascensão. Aqui estão três razões.

1. Consumidores se identificam com influenciadores
Milhões de pessoas assistem influenciadores fazendo seu café da manhã ou correndo atrás de crianças que fazem bagunça, porque é uma forma com a qual podem se relacionar. As pessoas apreciam ver fotos perfeitas no Pinterest, mas também adoram dar uma olhada na vida real.

Existem benefícios óbvios em contratar celebridades para divulgar seu produto. Eles são bem conhecidos, além do fator glamour aspiracional. No entanto, quando uma estrela de cinema diz que coloca bilhetinhos fofos nas lancheiras de seus filhos diariamente, as pessoas nem sempre compram. Porque essa afirmação não parece se alinhar com seu estilo de vida de jet-set.

 

Mas quando uma mãe influenciadora, que eles seguem há anos, diz a mesma coisa, aí acreditam nela. Além do mais, é provável que sigam seu exemplo. As empresas podem capitalizar essa capacidade de relacionamento para aumentar o conhecimento da marca sem fazer com que pareça um comercial pago.

 

Os influenciadores se sentem mais acessíveis. Muitos até respondem a mensagens nas redes sociais. Portanto, quando algum deles recomenda um pijama confortável, os consumidores não hesitam em clicar no link relacionado.

2. Influenciadores podem render melhor ROI
Quando um astro de Hollywood anuncia seu creme para os olhos em um anúncio de TV ou impresso, suas vendas podem aumentar – mas é difícil dizer quanto. Além disso, o aumento provavelmente não será imediato. Os influenciadores, por outro lado, geram conversões de vendas por meio de links diretos, o que significa que as empresas podem obter um retorno mais rápido de seus investimentos.

Como muitos influenciadores trabalham de forma independente, as marcas também economizam dinheiro quando não há agência na equação. Se o alcance da mídia social do influenciador realmente refletir os números em seu kit de mídia, sua marca poderá obter mais impressões por um custo menor.

Uma vez que os influenciadores realmente gostem do seu produto, eles podem passar de parceiros de marca de curto prazo a defensores de marca de longo prazo. Cada vez que eles tomam suas vitaminas matinais, ou usam aquele secador de cabelo, estão anunciando para você. Os seguidores costumam enviar mensagens solicitando links e códigos de desconto, mesmo após o término de uma colaboração. Essa é outra razão pela qual as colaborações de longo prazo estão se tornando mais populares do que uma única postagem.

Avaliar os principais indicadores de desempenho do marketing de influenciadores é mais fácil do que para outdoors, comerciais de televisão ou anúncios impressos. Cada postagem de mídia social produz estatísticas detalhadas do que foi alcançado com aquele conteúdo específico. É fácil ver quantas pessoas gostaram, comentaram, compartilharam e salvaram o post. É possível, também, ver quantas vezes um link foi clicado

 

3. Influenciadores criam conexões mais autênticas com diversos públicos
Como os influenciadores têm dados demográficos exclusivos de seguidores, as marcas podem usá-los para alcançar segmentos específicos de sua base de clientes. Os consumidores clicam em links compartilhados por seus influenciadores favoritos porque parecem autênticos. Embora as agências de publicidade tenham acesso a diversos modelos, elas são apenas emparelhadas com outros atores em um set de filmagem.

Por outro lado, quando um influenciador de uma etnia específica compartilha seu produto, as interações com seus familiares são reais. Os consumidores viram seus filhos, cônjuges e animais de estimação em suas histórias no Instagram. Seus devotos seguidores sintonizarão sua transmissão ao vivo de compras, ou experimentarão sua mistura de especiarias recomendada, porque são uma família genuína.

Os influenciadores também podem ser mais criativos. Eles produzem conteúdo novo e que geralmente vem direto do coração. Seus fãs sentem que não é um roteiro pesado. Os influenciadores também conseguem ter uma resposta mais rápida. Sem uma agência envolvida, há menos burocracia. Sua equipe de marketing envia ao influenciador um resumo criativo e ele pode responder diretamente.

Escolha seu influenciador com cuidado
Com tantos benefícios, o marketing de influenciadores não vai desaparecer tão cedo. No entanto, há algumas medidas de cautela. Certifique-se de que o influenciador escolhido esteja alinhado com os valores da sua marca. Alguém pode ser muito popular, mas se for controverso ou politicamente inadequado, pode prejudicar sua marca.

 

Não fique muito impressionado com o grande número de seguidores de um influenciador. O influenciador ideal deve ter um nicho fiel de seguidores. Alguns microinfluenciadores podem produzir melhores resultados porque seus seguidores são muito engajados. Assine uma colaboração com base em seu alcance orgânico. Peça estatísticas e insights dos últimos três meses, em vez daquele post sortudo que se tornou viral.

Definitivamente, vale a pena investir tempo para encontrar o influenciador certo. Eles podem fazer maravilhas pela sua marca com menos dinheiro – e um toque mais natural.

John Hall é colaborador da Forbes EUA, palestrante motivacional e cofundador do Calendar, aplicativo de agendamento e gerenciamento de tempo, além de consultor da agência de marketing de crescimento Relevance. (tradução Vera Ondei)

Por John Hall, via Forbes