17/04/2023
Conheça as redes sociais que seguem entre as principais tendências de 2023

A NG.Trends avaliou redes como BeReal, TikTok, CapCut, Lensa e YouTube para gerar insights das preferências da Geração Z

Um estudo da NG. Trends, realizado através da NG. CASH, app financeiro destinado a jovens do Brasil, revelou uma análise das principais tendências e comportamentos da Geração Z. Esse estudo auxilia as marcas na aplicação de insights e direcionamentos das quais precisam ficar atentas para se conectar com essa geração e crescer nos negócios.

Para Victor Trindade, co-fundador da NG.CASH, e Antônio Nakad, CMO da NG.CASH, em 2023, devemos ver uma mudança no foco de métricas públicas e de status como número de seguidores e alcance para a construção de relacionamento e comunidade ao redor de influenciadores e marcas. Um movimento muito conectado com outra tendência que é a busca por influenciadores mais reais e pessoais, aqueles em que há uma identificação no dia a dia, não mais aqueles com estilos de vida totalmente inalcançáveis.

Os resultados foram apresentados em etapas que destacam as principais redes sociais que viraram tendência em 2022 e como será o crescimento delas em 2023, definindo os formatos que mais deram certo e algumas particularidades do público que consome conteúdo dentro dessas plataformas.

Redes sociais e Aplicativos
O BeReal foi uma rede social que ganhou muito destaque no ano de 2022. O app surgiu na França com o intuito de ser uma rede “anti-social” e com postagens mais realistas, sem toda a produção que a maioria das postagens das outras redes sociais possuem. Logo ganhou popularidade entre a Geração Z e teve mais de 70 milhões de downloads no ano passado, tanto que, o Brasil garantiu a 7ª colocação entre os países com maior adesão ao BeReal.

Apesar do surgimento dessa nova rede social, o TikTok segue sendo a plataforma mais utilizada pela Geração Z, o que gerou também uma reprodução do formato proposto pela plataforma em outras redes sociais como Instagram, Meta e YouTube. Com a popularidade dos vídeos curtos, o TikTok fechou uma parceria com CapCut, app para celular de edição rápida de vídeos, para a criação de vídeos com efeitos elaborados e publicação feita diretamente no TikTok após a finalização da edição.

Conexão entre marcas e a Geração Z
As empresas estão investindo cada vez mais em estratégias para se conectar com a Geração Z e a ferramenta que está sendo mais utilizada são as propagandas divulgadas nas redes sociais. Para garantir que as estratégias estão alinhadas com os objetivos da marca, eles vão atrás de influenciadores digitais que também estão alinhados com esses compromissos e possuem um grande número de seguidores dentro da Geração Z.

De acordo com Victor Trindade, co-fundador da NG.CASH e YouTuber, as marcas devem se atentar a dois fatores: agilidade, para sempre estar atento no que está bombando no momento; e proximidade, para não reproduzir mais do mesmo e inovar nos conteúdos. “É essencial fazer parte, de fato, do dia a dia e do consumo dessa geração. Caso contrário, em menos de 3 segundos eles vão pular a sua publicidade”, conta Victor.

Qual formato engaja mais?
O YouTube está investindo muito no formato do shorts, mas ao mesmo tempo os vídeos longos, uma marca registrada da plataforma, estão dentro dos conteúdos mais consumidos no YouTube. Isso acontece devido ao algoritmo da plataforma que recomenda para o público o conteúdo de quem mais produz dentro da rede social. Seguindo a tendência de influenciadores norte-americanos como Mr. Beast e Logan Paul, os vídeos longos e mais elaborados seguirão entre as maiores tendências, mesmo postando com menos frequência para valorizar a qualidade da produção.

 

Via Forbes Tech