02/09/2022
O que pode e não pode na Copa do Mundo

Tem resenha para todo mundo! Tem resenha da Copa, do Black Friday e do Natal!  A sua empresa está preparada para “quentar” tudo?

O segundo semestre vem aí com eventos importantes do ponto de vista do consumidor, como a Black Friday e o Natal. E junto com tudo isso, tem o maior evento de futebol do planeta. Afinal, a Copa do Mundo de 2022, diferente de anos anteriores, será de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Ainda que um mega evento global como a Copa do Mundo pareça uma oportunidade ímpar de exposição para marcas e produtos, quando a empresa não figura na lista de patrocinadores oficiais, é preciso que se adote cautela para que uma ação mal planejada não traga um custo financeiro por violações às proteções legais. Por isso, a adoção de uma agência que entendam as regras é importante.

A Fifa e os patrocinadores têm marcas e palavras de uso exclusivo, e por isso, fique atento aos detalhes das regras relacionadas ao maior evento do futebol, para que sua empresa não sofra com infrações e multas.

Os designs oficiais, tais como, emblema, copa do mundo, pôster, mascote, troféu, tabela de jogos e identidade visual das competições são de uso único de quem as registrou e dessa maneira não é prudente colocá-los em nenhum tipo de material. Isso vale para as páginas no Facebook, nos informes publicitários e em todas as outras peças de divulgação.

Veja os nomes e imagens oficiais mais conhecidos e que não podem ser utilizados por que não é patrocinador: "FIFA World Cup Qatar 2022", "FIFA World Cup", "World Cup", "Mundial", "Qatar 2022", bem como imagens relacionadas ao evento, como o "Troféu Oficial", o "Emblema Oficial" e a "Marca Corporativa da FIFA".

Destaca-se, ainda, que a proteção do uso da Propriedade Intelectual Oficial da FIFA abrange todas as formas de mídia.

Fábio Lacerda, um dos heads da Agência Solis, afirmou que o mercado publicitário terá muito trabalho nos próximos quatro meses. “Já é um período diferenciado, devido à chegada do final do ano. As empresas começam a se preparar para as campanhas da Black Friday e também de Natal, o que agita o mercado publicitário. E agora temos a Copa do Mundo entrando neste contexto. Lembrando que as estratégias para usar a Copa, devem respeitar as limitações impostas pela FIFA para publicidade, de quem não for patrocinador”, destacou.

Outro ponto que tem sido discutido no mercado publicitário é o impacto social e emocional da Copa do Mundo, após dois anos de uma pandemia que paralisou os países, mexeu com o comércio mundial, afetando diversas cadeias produtivas. Assim, cenário econômico também é um ponto analisado pelos publicitários, como a inflação em dezenas de países e, no Brasil há, ainda, uma eleição polarizada pela frente.

“Temos fatores importante a serem explorados para alavancar os negócios, mas isso tem que ser feito analisando paralelamente os cenários existentes e criando estratégias que atraia o interesse, motive e encante o cliente. É preciso analisar o negócio, o público, o mercado e, aí sim, fazer um planejamento publicitário condizente com o objetivo da empresa, utilizando os canais que forem mais assertivos”, afirmou Tiago Fonseca, que também é head da Agência Solis.

Fontes: Migalhas e Meio Mensagem