16/09/2022
2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural tem movimentado Uberaba

Os pratos do concurso são elaborados com ingredientes do cerrado

 

Desde o final de agosto, em Uberaba, acontece a 2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural. Até o dia 22 de setembro, 30 bares e restaurantes da cidade participam de um concurso e movimentam o comércio local. O festival é idealizado pelo Sebrae e tem como agência oficial a Solis.

O gerente da Regional Triângulo do SEBRAE, Willian Rodrigues de  Brito, lembra que o festival nasceu em 2021, ainda no período da pandemia onde o segmento que engloba entretenimento, turismo e alimentação estava em baixa, como uma oportunidade de crescimento e de valorizar as potencialidades da nossa cidade. “Em 2021 tivemos uma parceria com a ABCZ e o ingrediente principal era a carne e leite de origem zebuína. Nesta segunda edição, temos um crescimento natural, ampliando negócios para as pequenas empresas do segmento. Ou seja, mais restaurantes, mais empregos e mais oportunidade, circulando a economia e gerando entretenimento”, destacou.

 

Além da parte gastronômica, o festival movimenta o setor cultural, visto as inúmeras apresentações artísticas que acontecem nos estabelecimentos, valorizando os artistas locais. Os restaurantes disponibilizam um prato para o concurso, que deve conter um ingrediente típico, sendo eles: Açaí, Araticum, Baru, Bocaiúva, Cajá-Manga, Guariroba, Gengibre, Graviola, Guavira, Jatobá, Jenipapo, Mangaba, Murici, Pequi, Rapadura, Cachaça e Linguiça Artesanal ou Queijo Artesanal.

A Analista do Sebrae, Daiane Rodrigues, destacou que a entidade tem colaborado com a retomada econômica. “A população poderá curtir e apreciar a nossa arte e culinária. Sempre com o olhar especial do Sebrae para o nosso empreendedor, incentivando a construção de uma governança sólida, com crescimento sustentável. Olhamos a gastronomia, o turismo, por meio do Geopark, e junto com a economia criativa. Um conjunto de coisas boas que podemos valorizar no nosso território”, afirmou. 

No site do festival – www.festivaluberaba.com.br – o público poderá votar no prato que mais gostar até o dia 22 de setembro, concorrendo a vouchers. Os pratos podem ser degustados no local ou via delivery. O encerramento do festival acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, no CDL Hall, na Univerdecidade, com shows nacionais, área kids e um setor gastronômico que atenderá todos os gostos.

Acompanhe todas as informações pelas redes sociais do festival e vote pelo site.