27/09/2022
2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba tem recorde de público e doações

Em dois dias, evento reuniu quase dez mil pessoas e arrecadou cerca de três toneladas de alimentos. Restaurante Santa Brasa e bar Esquina do Pato foram os campeões

Cerca de dez mil pessoas estiveram presentes na 2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba, realizado pelo Sebrae Minas e parceiros no último fim de semana. O evento foi uma ação do programa Prepara Gastronomia para fomentar a culinária local e impulsionar os negócios do segmento de alimentação fora do lar. Os empresários participantes receberam consultorias para a gestão do empreendimento e elaboração dos pratos.

Além do recorde de público, o festival arrecadou 2,8 mil quilos de alimentos não perecíveis para o projeto Mesa Brasil Sesc, rede de banco de alimentos que contribui no combate à fome e ao desperdício por meio de parcerias. O total de alimentos doados nesta edição foi sete vezes maior do que o arrecadado na primeira edição, em 2021.

O evento também revelou os melhores pratos do Circuito Gastronômico, com 1.099 votos computados, sendo quase o dobro da edição anterior, quando foram registrados 609 votos. Os vencedores foram divididos em duas categorias:

- Restaurantes: o Santa Brasa conquistou o primeiro lugar com o prato Canapé do Cerrado. O Sampaio Gastronomia levou a segunda colocação, com o Pirarucu. Já a terceira posição ficou com o Maragato, que serviu o Entrevero.

- Similares (inclui bares, lanchonetes e pizzarias): o troféu de campeão ficou para a Esquina do Pato, que apostou no Brisket do Cerrado. O segundo lugar ficou com a Piña Pizzeria, que serviu pizza de linguiça na cachaça com maracujá e gengibre. A terceira colocação foi para o Bento, que apresentou o Puerco Du Bento.

Sucesso de público e arrecadação

Para a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues, o festival se consolida como um importante evento do calendário gastronômico de Uberaba. “Foi um grande movimento que não ficou restrito à gastronomia, pois envolvemos também toda a cadeia da economia criativa. Participaram artistas de diversos seguimentos e prestadores de serviço. A geração de empregos e a satisfação do público são um excelente termômetro para a realização de novas edições”, destaca.

Uma das grandes atrações do evento foi o músico Gabriel Sater. “A viola faz parte da minha alma. Intensifiquei os estudos, pois tive que fazer um duelo na novela Pantanal com o meu pai, que tem 40 anos de viola. Uberaba me emocionou com tanto carinho”, ressaltou o artista.

Além do Sebrae Minas, outros parceiros na promoção do evento foram a Agência Solis, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), a Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL-Uberaba), a Câmara Municipal de Uberaba, o Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), a FIEMG – Regional Vale do Rio Grande, a Fundação Cultural de Uberaba (FCU), o Geoparque Uberaba, o Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Uberaba (Sinhores), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o Sistema Fecomércio Sesc, Senac, Sindicomércio Uberaba e a Sociedade Civil Organizada.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação, via SEBRAE