29/09/2022
Como funciona a Roda, o novo recurso do Twitter

Disponível a toda a base de usuários da rede social desde terça-feira, 30, ferramenta permite que postagens fiquem visíveis apenas a um grupo definido pelo usuário

O Twitter passou a disponibilizar, para todas os seus usuários, o recurso da Roda, uma ferramenta que permite a opção de selecionar um grupo específico de pessoas que poderá ler as mensagens postadas. A ferramenta, que estava sendo testada desde maio, foi aberta a todos os usuários nesta terça-feira, 30.

De acordo com a rede social, a ideia da Roda do Twitter é permitir ao usuário selecionar uma espécie de grupo de “melhores amigos”, definindo quem pode ter acesso ao seu conteúdo, algo que, ao menos na teoria, aumentaria o controle da repercussão daquela postagem.

A plataforma permite a formação de uma “roda de amigos” de até 150 pessoas. Após selecionados, entre os seguidores, o usuário, ao postar uma mensagem, terá a opção de deixá-la visível para o público geral ou apenas para a sua “Roda” de amigos.

Todas as mensagens que forem postadas apenas para a Roda terão um selo verde, categorizando-a como visível somente para aquele grupo. Por ser um conteúdo restrito a um grupo, não será possível retuitar uma mensagem postada com essa ferramenta, ainda que a conta do usuário seja pública.

Ao comunicar a extensão da ferramenta a todas a sua base de seguidores, o Twitter relatou algumas observações extraídas do período de teste, que vem sendo realizado desde maio. De acordo com a rede social, os usuários que fizeram o uso da Roda do Twitter disseram ter se sentido mais confortáveis para se expressar, sem a necessidade de criar contas alternativas ou secundárias para isso.