14/10/2022
De olho no futuro: categorias que devem crescer nos próximos anos

Mesmo com todas as inquietações e disputas geradas pelo contexto eleitoral a visão atual da população brasileira sobre o futuro aponta para positividade.
Por todo contexto de pressão que ocorre globalmente e recuperação local, o Brasil se mostra com potencial de crescimento para o próximo ano independente de quem governará o País. Potencial temos, mas as demandas da sociedade precisam ser endereçadas.

O que preocupa a sociedade?

Os quatro pontos que mais preocupam a sociedade seguem os mesmos nos últimos três anos de monitoramento deste indicador realizado pela Mosaiclab no estudo Consumidor do Amanhã:

_Pobreza/desigualdade social,

_Corrupção,

_Insegurança,

_Fome.

Destes quatro indicadores, dois diminuíram de importância: pobreza, de 60%, em 2020, para 52%, em 2022; e fome, de 53%, em 2020, para 45% em 2022. Corrupção e insegurança também caíram, mas em patamares menores.

Isso contribui para a sensação de positividade futura, aliado à melhora na empregabilidade.  Observa-se a queda na taxa de desemprego para 8,9%, em agosto de 2022, em linha com a queda de preocupação com “Baixa oportunidade de emprego e renda”, que caiu de 48%, em 2022, para 40% em 2020.

Por outro lado, um tema que impacta nos negócios e na demanda por produtos e serviços é a inflação. Por mais que tenhamos um cenário de deflação nos últimos meses, o aumento dos preços ocorridos no passado recente ainda impacta negativamente o consumo. O item “Aumento de gastos fixos no custo de vida” foi uma preocupação social que aumentou, de 34%, em 2020, para 41% em 2022.

Isso arrefeceu o consumo de algumas categorias, sendo alimentação, roupas, e eletrodoméstico/eletrônicos as mais impactadas no Brasil.

Quais categorias têm potencial de crescimento de demanda?

Em contrapartida, há um consumo represado na sociedade brasileira, que, aliado a um desejo futuro de consumir e a positividade relacionada a renda e queda de inflação, demonstra um forte potencial para aquecimento de vendas nos próximos anos para vários setores.

Para o varejo e empresários há uma oportunidade de crescimento e retomada econômica. No contexto político, independentemente dos escolhidos pelos brasileiros nas urnas nesta eleição, a mensagem que fica para os eleitos é que trabalhem fortemente para manter o ambiente favorável, criando ainda mais condições para a melhora nos negócios, empregabilidade, renda e bem-estar da população.

Por Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem, Via Mercado e Consumo.

Imagens: Divulgação e Shutterstock