24/10/2022
Empresas que adotam estratégias centrada na vida crescem mais, diz Accenture

O estudo descobriu que essas empresas têm três vezes mais chances de superar seus pares em velocidade de entrada no mercado e quase cinco vezes mais chances de reter clientes

À medida que aumenta a lacuna entre o que os clientes precisam e valorizam e o que as empresas oferecem, as companhias que colocam em prática estratégias centradas na vida e contribuem significativamente para a vida dos clientes terão uma taxa de crescimento anual de nove pontos percentuais maior em média do que seus pares atrasados, que provavelmente encolherão ano a ano, de acordo com um novo relatório da Accenture. Além disso, o relatório também descobriu que essas empresas têm três vezes mais chances de superar seus pares em velocidade de entrada no mercado e quase cinco vezes mais chances de superar o valor da vida útil do cliente.

O relatório, intitulado “The Life Centricity Playbook: Proven Strategies for Growth Through Relevance”, é baseado em pesquisa de mais de 1,7 mil dos principais executivos de nível C do mundo. A pesquisa identificou um desafio quase unânime em todo o mundo, com 95% dos executivos dizendo que seus clientes estão mudando mais rápido do que podem mudar seus negócios.

Para ter sucesso na nova realidade, as empresas não precisarão apenas fazer mudanças ousadas e criativas para servir melhor seus clientes. Elas também precisarão fazer isso na velocidade da vida

“À medida que as pessoas enfrentam instabilidade constante em suas vidas, elas estão continuamente reavaliando seus valores e senso de propósito”, disse Baiju Shah, diretor de Estratégia da Accenture Song. “As empresas precisam adotar uma abordagem centrada na vida, adotando uma visão mais ampla que permita enxergar os clientes em suas vidas plenas e se adaptem às suas necessidades e prioridades em constante mudança. As empresas que buscam estratégias centradas na vida não apenas estimularão o crescimento, mas também criarão vantagens de longo prazo, tornando-se nossas novas líderes de categoria no próximo ano e década”, comentou.

O relatório define e detalha as estratégias centradas na vida, destacando o impulso e a atração naturais no comportamento dos clientes hoje, observando um comportamento cada vez mais imprevisível – até mesmo paradoxal – impulsionado por forças vitais como instabilidade econômica, social, ambiental e política. Enquanto as empresas uma vez buscaram uma abordagem centrada no produto focada no desempenho e, em seguida, mudaram para uma estratégia centrada no cliente destinada a priorizar a experiência, o relatório levanta a necessidade de um novo manual de crescimento, centrado na vida.

Além disso, enquanto 95% dos executivos estão acelerando os esforços de Transformação Digital, 97% sentem que esses esforços apenas permitem que eles acompanhem o ritmo, não alcancem novo crescimento e relevância para o cliente. Em meio a essas descobertas, o estudo identificou cinco maneiras distintas e comprovadas pelas quais as empresas centradas na vida estão se transformando para capturar o crescimento em meio à incerteza. São elas:

Obtenha uma compreensão profunda das pessoas: as empresas de alto crescimento utilizam dados, engenhosidade humana e inteligência de máquina para entender a vida multidimensional das pessoas mais intimamente, encontrando novas oportunidades para agregar valor. De acordo com os resultados do estudo, as empresas que fazem isso são 16% mais propensas a atingir os mais altos níveis de crescimento de lucratividade e 19% mais propensas a atingir os mais altos níveis de retenção de funcionários.

Amplie a tela para a criação de valor: as empresas que se concentram no crescimento sustentável, fornecendo valor ao cliente, social, ambiental e aos funcionários, têm 26% mais chances de atingir os mais altos níveis de crescimento de participação de mercado e 24% mais chances de atingir os mais altos níveis de cliente valor de vida .

Transcendem criativamente as normas do setor: o relatório também descobriu que empresas que aplicam criativamente sua tecnologia e talento em novos contextos, expandindo-se para além da estrutura de seu setor e entrando em um ecossistema mais amplo de atendimento às necessidades das pessoas, têm 32% mais chances de atingir os mais altos níveis de receita crescimento de novos empreendimentos e 29% mais chances de atingir os mais altos níveis de velocidade de lançamento no mercado.

Projete um continuum de experiência agradável: as empresas que projetam interações simples, mas significativas em um continuum de experiência unificado, agregando a maior quantidade de valor com o mínimo de interrupção, têm 26% mais chances de atingir os níveis de destaque de satisfação do cliente e 26% mais provavelmente atingirá os mais altos níveis de velocidade de lançamento no mercado .

Construa uma operação fluida em todas as funções: o relatório também descobriu que as empresas que usam equipes humanas e de máquinas para capacitar talentos, unificar sistemas e plataformas de fluxo de trabalho, bem como projetar organizações ágeis, têm 28% mais chances de alcançar os mais altos níveis de crescimento de receita e 23 % % mais lírio para atingir os mais altos níveis de crescimento de rentabilidade.

“Todos os negócios, em todos os setores, estão agora em águas desconhecidas – com novos e complexos desafios e oportunidades vindos de todos os lados e em ritmo acelerado. Embora o crescimento seja sempre o imperativo, ser e permanecer relevante agora é mais difícil do que nunca”, disse David Droga, CEO e presidente criativo da Accenture Song. “Para ter sucesso na nova realidade, as empresas não precisarão apenas fazer mudanças ousadas e criativas para servir melhor seus clientes. Elas também precisarão fazer isso na velocidade da vida”, finalizou.

Por Infor Channel