28/10/2022
QR Codes e inserções: pesquisa aponta a relação do brasileiro com a publicidade no vídeo

O brasileiro é apaixonado por histórias e, não atoa, que as novelas do país fazem o sucesso que fazem. Uma pesquisa realizada pela Globo apontou que 78% da população nacional acompanha os conteúdos de vídeo de TV aberta, TV por assinatura e/ou plataformas de streaming, seja na tela da televisão ou do celular.

Segundo a análise, o hábito de assistir a vídeos pode ser dividida nos 4 T’s: trânsito, responsável por 1h30 por dia; tempo tranquilo, com uma média de 7h30; trabalhando, aproximadamente 7h; e o tempo de tela, que chega a 8h diárias.

Entre os aprendizados, está a conclusão de que a maioria dos brasileiros tem uma atitude positiva em relação à publicidade durante o consumo de conteúdo em vídeo. O levantamento apontou que, quando pertinente, esse tipo de conteúdo é capaz de gerar engajamento e 77% das pessoas declaram que já se interessaram por produtos e serviços que conheceram através de propagandas.

Pertinência e adequação, inclusive, são fatores que se mostraram fundamentais para melhorar a experiência e retenção das mensagens: 75% dos respondentes da pesquisa afirmam prestar mais atenção a propagandas de produtos e serviços que combinam com seu estilo de vida; 71% gostam de ver propagandas específicas para suas necessidades e aderentes ao seu perfil; 71% preferem acessar plataformas e canais com a garantia de que a publicidade é segura, com boa reputação e 64% prestam mais atenção em campanhas contextualizadas ao conteúdo em exibição.

A pesquisa da Globo foi desenvolvida para compreender a relação do brasileiro com o vídeo e a percepção das pessoas sobre a publicidade atrelada ao formato.

Recentemente, a emissora apresentou novas formas de inserir publicidades em seus conteúdos, como por exemplo: Pause Ads, do Globo DAI e de soluções shopable como o T-Commerce e a utilização do QR Code.

No caso do Pause Ads, a ferramenta alcançou uma taxa de likeability de 78% e para 87% das pessoas as marcas que utilizam o formato demonstram ter cuidado com os consumidores. Além disso, o formato demonstrou, ainda, ter um enorme potencial de engajamento atencional, com taxas próximas ao nível de atenção dedicada ao conteúdo assistido, provocando emoções positivas e garantindo a retenção da mensagem publicitária.

Já com relação ao Globo DAI, ferramenta de inserção dinâmica de publicidade no simulcasting do Globoplay, 73% dos brasileiros disseram considerar a solução inovadora, sendo que para 85% os anunciantes que usam o formato também demonstram ser mais inovadores e 80% avaliam que eles passam mais credibilidade. Mas além do teste de conceito, as campanhas inseridas neste formato conseguiram um índice médio, de lembrança de marca, 12 pontos acima da média (mesmo após 24 hora da exposição) e as veiculações trouxeram 91% de conversão das mensagens.

A procura por conveniência e o interesse em utilizar recursos tecnológicos que favoreçam a experiência de consumo é outro ponto de destaque do estudo. Soluções que encurtam a jornada de compra e diminuem a fricção entre desejo e aquisição ganham cada vez mais força no mercado e entre os consumidores. Caso, por exemplo, do T-Commerce, solução que permite a compra através do controle remoto, nas transmissões de TV Digital, e que desperta interesse em 93% das pessoas. O formato foi avaliado, ainda, como tecnológico por 81% dos respondentes; diferente, para 75%; e relevante/útil para 70%.

E quando questionados sobre a utilização de QR Codes, 89% da população brasileira conectada sabe usar a ferramenta, que tem se mostrado importante na aceleração do processo de conversão: 62% dos consumidores se sentem mais propensos a comprar um produto, pela a facilidade na interação com o serviço e 44% já escanearam um QR Code para iniciar uma compra. Além disso, 94% dos respondentes afirmam já ter notado a presença de QR Code nas propagadas de TV. Entre eles, 50% interagiram com a ferramenta nos momentos de oferta de publicidade.

O levantamento também aponta que 64% dos entrevistados se sentem seguros em acessar informações de QR Codes disponíveis nas propagandas de canais de maior audiência e 77% acham interessante ver um produto na TV e poder encontrá-lo de forma rápida através da tecnologia.
Via  Propmark