04/11/2022
Brasileiros já estão pesquisando o que comprar na Black Friday: veja os produtos mais desejados em outubro

Faltando menos de um mês para a Black Friday, uma das principais datas para o Varejo no segundo semestre, seis em cada dez brasileiros que têm intenção de comprar produtos na data já estão pesquisando sobre os itens da sua lista de desejos, segundo pesquisa encomendada pelo Google à empresa de pesquisa Offerwise e realizada em outubro de 2022. A pesquisa ouviu 500 brasileiros conectados das classes A,B e C e que declararam conhecer a Black Friday. De acordo com a pesquisa, as pessoas declaram já estar pesquisando principalmente sobre eletrônicos, com destaque para consoles e jogos (86% dos respondentes), celulares (85%) e TVs (83%), além de computadores, tablets e periféricos (80%).

Nesta pesquisa, a Offerwise também perguntou aos consumidores quais os produtos que eles planejam comprar em categorias populares, como eletrodomésticos e eletroportáteis. No caso de eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44% dos entrevistados, seguidos por micro-ondas (40%) e geladeira (38%). Já entre os eletroportáteis, a queridinha é a Airfryer, com 56% dos brasileiros declarando que querem levá-la para casa. Em seguida, vêm a batedeira, o liquidificador e o aspirador de pó, desejados por 36% dos entrevistados.

Na análise por classes, o top 3 na lista de eletrodomésticos da classe A e B é um pouco diferente da classe C: enquanto a primeira deseja fogão e cooktop (56%), ar-condicionado (41%) e micro-ondas (34%), o preferido da classe C é o micro-ondas, apontado por 43% dos entrevistados, seguido por geladeira (42%) e pelo fogão e cooktop (39%).

Entre os eletroportáteis, a classe A e B colocou em seu primeiro lugar do pódio a Airfryer, com 65% das intenções de compra, enquanto o segundo lugar ficou com a panela elétrica, desejada por 39% e o terceiro com o aspirador de pó (37%). Para a classe C, a Airfryer também é favorita, escolhida por 49%, seguida por grill e sanduicheira (38%) e na terceira posição ficaram empatados batedeira e liquidificador (35%).

Quando o assunto é TV, os aparelhos preferidos pela maioria dos entrevistados da classe AB (39%) foram os de 51 a 55 polegadas, enquanto os mais desejados pela classe C (26%) foram os equipamentos de 44 a 50 polegadas.

Em 2022, a Black Friday acontece de forma simultânea à Copa do Mundo do Catar e, na pesquisa, boa parte dos consumidores revelou como o Mundial ainda vai impulsionar o consumo: 26% dos consumidores declaram que devem comprar alimentos, 25% vão comprar bebidas, 19% pretende comprar roupas e acessórios e 17% vão investir especificamente em moda esportiva. Há também aqueles que já se anteciparam, aproveitando algumas promoções que já começam a aparecer: de acordo com o estudo, 21% dos entrevistados disse que já comprou roupas pensando na preparação para os jogos da Copa do Mundo. Entretanto, a maioria dos entrevistados declarou que vai esperar a data para comprar produtos com ticket mais alto, sobretudo, eletrodomésticos (93% das pessoas) e TV (92%).