17/11/2022
75% DOS BRASILEIROS PRETENDEM GASTAR ACIMA DE R$ 1 MIL NA BLACK FRIDAY 2022, APONTA PESQUISA

Para entender as tendências de consumo para a Black Friday 2022, a Trigg fez um levantamento com cerca de 1.713 brasileiros entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro. Segundo a empresa, os os dados apurados sugerem que as pessoas vão comprar e gastar mais em relação à BF 2021. Vale lembrar que, segundo a CNC, a Black Friday de 2022 deverá movimentar R$ 4,2 bilhões no Brasil.

 

Assim como em 2021, as compras online são a opção da maioria: 71%. Trata-se de um aumento de quase 5% em relação ao ano passado

Isso porque, no levantamento de 2021, 49% pretendia gastar mais na data em relação à Black Friday de 2020. Esse ano, porém, o mesmo comparativo cresceu para 67%. Da mesma forma com o valor gasto, em que 67,8% gastaria mais de R$1.000. Desses, 30,2% mais de R$3.000 na BF 2021. Para esse ano, a pretensão de 75% é gastar mais de R$1.000. Desses, 22,59% mais de R$3.000 e 16,35% mais de R$5.000.

“NO ANO ANTERIOR ESTÁVAMOS RETORNANDO DE UMA PANDEMIA. EMBORA OS NÚMEROS MOSTRAVAM UM CENÁRIO OTIMISTA PARA O COMÉRCIO, ESSE ANO O QUADRO REVELA QUE OS BRASILEIROS QUEREM APROVEITAR MAIS AS OPORTUNIDADES DE DESCONTO. MUITOS, INCLUSIVE, 70%, USAM ESSE MOMENTO PARA FAZER AS COMPRAS DE NATAL”.

WELLINGTON ALVES, CEO DA TRIGG

A pesquisa também mostra que na lista de desejo da maioria dos consumidores, 72%, estão os eletrônicos (42%) e eletrodomésticos (30%). Roupas e Casa e Decoração, vêm em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Preferência dos consumidores na Black Friday 2022

Assim como em 2021, as compras online são a opção da maioria: 71%. Trata-se de um aumento de quase 5% em relação ao ano passado. O frete mais barato ou grátis e o maior parcelamento sem juros continuam sendo o principal influenciador na hora de fazer as compras online.

Para ter acesso às melhores oportunidades, 52% acompanham pelos sites oficiais das lojas. Por outro lado, 24% optam por pesquisar em sites especializados em descontos, como Zoom, Buscapé, Busca Descontos etc. Por fim, 12% acompanham pelas redes sociais.

Como forma de pagamento para esse grande volume de vendas, o cartão de crédito continua sendo o Top 1 dos meios de pagamento. Ele é escolhido por 96,7% dos brasileiros, seguido pelo Pix, 1,40% e cartão de débito, 0,99%.

Por Giuliano Gonçalves, via E-Commerce Brasil