23/11/2022
Case de Sucesso: Uma fábrica de marketing em uma latinha de energético

Você sabe do que estamos falando… A Red Bull é a marca de bebidas energéticas mais conhecida do mundo. Inclusive, esse foi um mercado que ela mesma criou.

No ano passado, a empresa vendeu quase 10 bilhões de latas no mundo todo — cerca de 25% mais do que em 2020.

  • Pense que são mais Red Bulls do que pessoas no planeta. risos.

A marca que te dá asas deixou de ser uma mera fabricante de energético para se tornar uma grande empresa de marketing — conhecida por patrocinar esportes radicais, corridas de F1, games, times de futebol e muitos mais.

Como tudo começou?

Na década de 1970, foi desenvolvido, na Tailândia, a Krating Daeng, uma bebida energética açucarada que era como um refresco para os trabalhadores rurais do país.

Ele ficou impressionado por ter conseguido superar bem mais rápido os efeitos do fuso de uma longa viagem, depois da bebida.

Encantado pela experiência, em 1987, ele licenciou o produto do fabricante tailandês e fundou a Red Bull GmbH. Foi aí que o produto veio ao mercado ocidental, com ingredientes e um conceito de marca diferentes.

Olhando por dentro…

A Red Bull ganha dinheiro vendendo seus energéticos com uma margem bem alta. Produzir uma lata da bebida custa US$ 0,10 e o preço de venda fica na casa dos US$ 2,50.

Por conta da facilidade e do baixo custo, o processo de produção da bebida passou a ser terceirizado.

  • Acredite se quiser, a Red Bull não produz o próprio energético. Por essa você não esperava, né?

Assim, o foco do negócio passa a ser totalmente em marketing — onde investe quase 85% de seus lucros —, para gerar desejo nos consumidores, e distribuição, para ser encontrada por quem quer comprar.

Até porque, energético, qualquer um pode fazer. Mas Red Bull é único. E é exatamente a força da marcaque faz a empresa ser líder do mercado:

\"\\"\\"\"

Os bastidores dessa estratégia…

A Red Bull é como o “atleta radical da publicidade”. Seus clientes estão mais interessados ​​na experiência ligada ao estilo de vida da Red Bull do que no produto em si.

A marca mantém sua liderança no mercado exatamente por ter esse alinhamento entre os seus patrocínios em esportes e atletas e a venda de um produto que permite aos seus clientes se sentirem ativos e ousados ao beberem a latinha.