28/11/2022
Brasileiro vão gastar mais com compras e viagens neste fim de ano

O Institute for Business Value (IBV), da IBM, apresentou o relatório anual global de compras e viagens de fim de ano. O compilado mostra que muitos consumidores globais estão prontos para comemorar o período novamente e comprar mais cedo do que nos anos anteriores. No entanto, problemas com questões políticas, novos riscos e incertezas ainda pairam sobre os planos.

Entre os dados apresentados, destaque para os orçamentos de compras dos brasileiros em 2022, que aumentaram 21% em comparação ao ano passado. Vale mencionar que, de acordo com a previsão econômica da empresa Bain, a média global ficou em 8%. Sobre viagens e passagens aéreas no mundo, a ACI Worldwide prevê um aumento de 29% no mundo.

As compras de fim de ano, inclusive, começaram mais cedo, e 40% dos consumidores brasileiros já iniciaram no final do mês passado. Ou seja, quase o dobro dos consumidores (19%) que pensaram comprar com antecedência em 2021, uma vez que 40% dos brasileiros pesquisados começaram as compras no fim do mês passado, 21% a mais que no ano passado.

Questões econômicas ainda assombram consumidores brasileiros

Por outro lado, fatores como inflação e aumentos de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem destaque nesta temporada de festas. No Brasil, 53% dos entrevistados estarão menos preocupados com a pandemia nesta temporada comparado ao ano passado. No entanto, 64% estarão mais preocupados com a economia.

Confira abaixo mais outros insights do mercado brasileiro:

*Consumidores priorizarão um pouco mais as compras em lojas físicas (46%) e compras híbridas (23%) nesta temporada;

*Marcas e varejistas precisam entender que, caso os consumidores sejam forçados a reduzir seu orçamento de compras de fim de ano, mais de 65% cortarão as categorias não essenciais, incluindo vestuário, calçados, joias e acessórios;

*Devido às expectativas de interrupção da cadeia de suprimentos e aumentos de preços, 64% dos consumidores estão fazendo pré-encomendas nesta temporada de festas para obter produtos no prazo e com preços garantidos;

*No Brasil, se os bens não estiverem disponíveis devido a problemas na cadeia de suprimentos, 39% dos consumidores dizem que gastarão menos. Por outro lado, 33% gastarão mais se puderem encontrar substitutos facilmente. Outro ponto: se os preços da gasolina caírem, 36% dos consumidores farão mais compras nas lojas, enquanto a demanda média por viagens aumentaria 5%;

*59% dos consumidores dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade nesta próxima temporada de festas do que no ano passado.

Estratégias para os negócios

Neste contexto de compras e viagens em plena ascensão no País, a IBM elencou quatro recomendações as empresas aproveitarem o momento usando também tecnologias disruptivas nos negócios.

Personalize e diferencie produtos e serviços para atingir os clientes certos

Conforme os consumidores procuram novos recursos e ofertas de empresas de viagens e varejistas, é preciso transformar dados em insights rapidamente e executar suas estratégias com precisão para fechar mais vendas nesta temporada de festas.

Recompense e incentive os clientes a fidelizar a marca

Empresas dos setores de viagens e varejo podem aproveitar os programas de descontos e outras estratégias de programas de fidelidade para atrair e engajar clientes novos e existentes — especialmente nos segmentos de produtos não essenciais e de luxo.

Planejamento para o inesperado

Em meio às incertezas econômicas, é preciso fazer planos de contingência para aproveitar novas oportunidades. IA e automação dos fluxos de trabalho da cadeia de suprimentos permitem que as empresas atuem com mais rapidez, flexibilidade, otimização de custos e sustentabilidade.

Impulsione a sustentabilidade com IA

Empresas que identificam clientes orientados a propósitos e fornecem maneiras viáveis ​​para que eles se conectem em prol da sustentabilidade poderão conquistar a lealdade do consumidor. Eles podem, por exemplo, conectar clientes atuais para combinar suas preferências com IA. Para baixar o estudo completo, acesse aqui.